quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Exposição “A Cura pela Arte”

Arte em Espírito abraça o projecto Olha-te,
e será um dos locais que acolhe a Exposição “A Cura pela Arte”



Exposição “A Cura pela Arte”

O projecto Olha-te é um projecto de intervenção social com uma perspectiva holística, em fase de arranque em Caldas da Rainha. Como projecto que elegeu as actividades expressivas como meios e ferramentas de intervenção, pretende trabalhar com quem domina estas linguagens, aproximando-se da comunidade em geral e desenvolvendo projectos que contribuam para uma mudança qualitativa dos indivíduos e do todo social, com perspectivas de sustentabilidade e bem-estar.

Neste final de ano propomo-nos a realizar uma exposição de artes plásticas, como uma das iniciativas fundadoras deste projecto, numa perspectiva de sustentabilidade do mesmo. Pensamos assim conferir maior visibilidade ao projecto, contribuindo também para uma maior e melhor socialização das artes em geral e do reconhecimento dos artistas em particular.

O Olhar é uma capacidade que nos convoca para a capacidade de ver, de observar, de contemplar e de encarar e ponderar, ou de cuidar, de assistir. O Projecto Olha-te é um desafio a todas estas qualidades e também um interpelação à auto-reflexão, ao auto-conhecimento, com raízes tão antigas e profundas como um dos princípios fundadores da filosofia ocidental, tal como o terá enunciado o grego Sócrates: “conhece-te a ti mesmo”. É também uma metodologia de trabalho e um caminho escolhido por este projecto, como meio de estimular a auto-estima e a confiança, a sustentabilidade do quotidiano, de todos em geral, e particularmente daqueles que enfrentam estados de limitação pessoal. São esses momentos de fragilidade que tantas vezes revelam o melhor que há em cada um de nós. A capacidade de resistir e de lutar com a adversidade, para uns, a grandeza de sermos presentes e solidários, para outros.

A exposição sob o título A Cura Pela Arte que nos propomos a realizar, não procura na arte um efeito directamente medicinal. A arte não é um remédio, no sentido restrito, nem uma terapia de resultado directo sobre qualquer doença. Também não queremos invocar qualquer qualidade mágica da arte, que pela sua proximidade faça reverter em algum benefício clínico. Mas convocamos a arte na sua capacidade de actuar sobre as emoções, como uma agitação do espírito ou como um sopro de ânimo, que reforce o carácter e estimule a sensibilidade de todos os que com ela se relacionam e, assim, traga melhor qualidade de vida, ou abra novas perspectivas, a quem dela se aproxima.

Aos artistas que agora convidamos, solicitamos uma comissão sobre as vendas das obras que venham a integrar esta exposição. É um primeiro nível de apoio e envolvimento. Esperamos que futuramente também haja disponibilidades de alguns para o desenvolvimento de oficinas, de residências, ou de pequenos cursos, que se possam desenvolver em comum.

Esta exposição decorrerá em diversos espaços de Caldas da Rainha. Os diferentes núcleos a concretizar estão ainda em negociação com alguns parceiros. As obras a constituir a exposição estarão também condicionadas à disponibilidade dos diferentes espaços e respectivas morfologias.

Nesta fase de inscrição, a decorrer até 14 de Novembro, estamos abertos a todas as propostas artísticas, nas diversas linguagens em que se exprime a arte contemporânea. A exposição abrirá ao público dia 1 de Dezembro de 2010.

Solicitamos aos interessados que procedam à inscrição para projecto.olha.te@gmail.com, juntando as características técnicas de cada trabalho, o preço, e também uma breve sinopse descritiva, que facilite a edição de um catálogo digital. Na certeza da generosidade da comunidade artística, agradecemos deste já, as inscrições que nos vão remeter.

Lino Romão
Programador Cultural, Curador da Exposição

1 comentário:

  1. Parabéns por tão brilhante ideia um Projecto maravilhoso de encontro e reencontro de nós mesmos :) "Conhece-te a ti próprio " é a verdadeira LUZ e cura para a SAÚDE , PAZ e AMOR que todos almejamos , Bem hajam :)
    Manuela franklin

    ResponderEliminar